Victor Reinz Other Regions
Change region

Juntas de cabeçote compostas e análise de danos

Juntas de cabeçote compostas
A junta de cabeçote composta clássica é uma junta plana compressível. Consiste em uma chapa de suporte metálica com orifícios, na qual o material composto é enrolado em ambos os lados, ou seja, bloco do motor e cabeçote. Rebordos metálicos (anéis de contenção de fogo) vedam a câmara de combustão e protegem o material composto sensível contra superaquecimento. A superfície do material é impregnada para evitar a expansão (inchaço) da junta quando entra em contato com meios líquidos como óleo, água ou anticongelante. Os elementos Viton de materiais elastômeros permitem um aumento parcial da pressão na superfície de montagem nas proximidades dos canais de pressão do óleo.



Junta de cabeça composta clássica com chapa metálica pontiaguda de suporte, material composto enrolado em ambos os lados, impregnação, anéis de contenção de fogo e elemento Viton.

Danos às juntas de cabeçote compostas

Tipos diferentes de vazamento
As juntas de cabeçote compostas são sujeitas a uma sequência extensa de testes. Assim, a aprovação para instalação só é dada a juntas de cabeçote absolutamente perfeitas e de boa qualidade. No entanto, vazamentos ainda podem ocorrer durante a operação prática, mas isso só acontece em casos excepcionais devido a uma junta defeituosa. Há diversas possíveis causas de dano a juntas de cabeçote compostas.

Vazamentos de gás, óleo e refrigerante
Na terminologia profissional, vazamentos entre o cabeçote, a junta do cabeçote e o bloco do motor se enquadram no termo geral “vazamento”. Desta forma, há uma distinção entre vazamento de gás, óleo e refrigerante, também conhecida como “vazamento de meios”.

No total, sete tipos diferentes de vazamento de meios podem ocorrer com juntas de cabeçote compostas:

  1. Vazamento de gás entre as câmaras de combustão
  2. Vazamento de gás da câmara de combustão ao circuito de refrigeração
  3. Vazamento de gás ao ambiente
  4. Vazamento de óleo ao circuito de refrigeração
  5. Vazamento de óleo ao ambiente
  6.  Vazamento de água ao circuito de lubrificação
  7.  Vazamento de água ao ambiente


Vazamentos típicos ao meio com juntas de cabeçote compostas.

DICA
DICAO vazamento descreve um ponto permeável em um sistema de vedação através do qual gases ou líquidos podem escapar ou entrar. O vazamento pode provocar a falha de um sistema de vedação inteiro.


Danos, análise e investigação da causa

O superaquecimento do motor pode ocorrer em razão de falhas na bomba de água, no radiador, no termostato ou nas mangueiras, devido a líquido de arrefecimento insuficiente ou ventilação incorreta do sistema de refrigeração após algum trabalho feito no cabeçote. Outras causas para possível superaquecimento são a combustão irregular no motor em razão de depósitos de coque e a alta pressão dos gases de escape em caso de falha do conversor.

DICA
Ao remover a junta do cabeçote, é importante observar as instruções do fabricante, para evitar distorções do cabeçote e/ou do bloco do motor. Evite danificar as superfícies de vedação do componente durante a remoção da junta do cabeçote.




Destruição na área da malha devido à fuga de gás de combustão.



Vazamento de gás com escurecimento local do rebordo do anel de contenção de fogo. Vazamento de gás com escurecimento pode ser o resultado de pressão insuficiente na superfície de vedação ou de superaquecimento do motor.



Vazamento de gás com marcação grave devido à fuga de gases de combustão quentes.
 

Vazamento de óleo e refrigerante
Ao contrário do vazamento de gás, os danos na junta devido ao vazamento de óleo ou de refrigerante são muito difíceis de detectar em uma junta de cabeçote composta após a desmontagem. Traços de ferrugem e agente anticongelante com depósitos brancos semelhantes a calcário na superfície da junta podem ser indicadores de vazamentos de fluido refrigerante. Evidências concretas de vazamento de óleo são encontradas muito raramente.

Sujeira, objetos estranhos e superfícies ásperas
A prática mostra que é importante manter as superfícies limpas. Repetidas vezes, sujeira prensada ou objetos estranhos são a causa de danos e vazamentos. Portanto, as superfícies do bloco do motor e do cabeçote devem ser cuidadosamente limpas. Isso se aplica principalmente após algum retrabalho nas superfícies em caso de irregularidades, distorção, ondulação (desvios no paralelismo) ou rugosidade (marcas e ranhuras).

DICA DE ESPECIALISTAS
Ao instalar uma junta do cabeçote composta com elemento Viton, garanta que o cabeçote e a junta do cabeçote sejam posicionados com precisão. O posicionamento impreciso pode fazer que o elemento Viton seja demasiadamente pressionado ou ele pode ser danificado por bordas afiadas do componente. Ao substituir uma junta do cabeçote, é necessário um composto de vedação adicional somente quando especificado explicitamente pelo fabricante.




Dano à junta devido a sujeira e objetos estranhos.


DICA DE ESPECIALISTAS
Instruções em caso de uma junta danificada:

  1. Antes de remover a junta do cabeçote, tente identificar claramente o local do vazamento.
  2. Analise o dano e determine a causa – a junta não é necessariamente a fonte do problema.
  3. Corrija a causa do dano para evitar problemas posteriores.
  4. Só então é aconselhável instalar uma nova junta do cabeçote.
  5. Observe as instruções de instalação do fabricante.



Expansão de juntas de cabeçote compostas devido ao superaquecimento com geração de vapor.



Indentação e esmagamento por pré-ignição – com e sem fuga (blowby). A expansão resulta na destruição do agente de impregnação de silicone do material da junta, que não é resistente ao vapor.




A rugosidade das superfícies do bloco do motor e do cabeçote leva à fuga de gás entre as câmaras de combustão.



Laceração e quebra do material composto, e elemento Viton danificado devido à aplicação incorreta de composto de vedação adicional.

Informação prática

Tips and Practical Information