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Retentores
A finalidade dos retentores é fornecer vedação entre o virabrequim e o exterior. Os retentores clássicos consistem em um invólucro de metal que carrega o lábio de vedação dinâmica e também fornece a função de vedação estática. O lábio de vedação dos retentores é geralmente fabricado em elastômero e fica em contato com a superfície do eixo rotativo. Deste modo, o lábio é pressionado sobre a superfície do eixo por meio de uma arruela de pressão. Como resultado do movimento de rotação, há uma folga de vedação de aproximadamente 1 μm na borda do lábio. O óleo pode entrar nessa folga, que serve para lubrificar o lábio de vedação.



Construção de um retentor convencional com arruela de pressão.

Uma combinação perfeita: vedadores de óleo e PTFE.

O material para os futuros retentores é denominado politetrafluoretileno – ou, simplesmente, PTFE.

Baixo atrito e consumo mínimo de energia são as vantagens essenciais oferecidas pelos retentores de PTFE. Esses retentores podem ser utilizados sem problemas também com operação a seco ou com lubrificação insuficiente. As excelentes propriedades térmicas do material, com faixa de operação de -130ºC a +200ºC, são incomparáveis. Além disso, o PTFE é caracterizado por resistência química alta e torque de separação baixo após a parada.



Construção de um retentor com lábio de vedação de PTFE.
 

Design e construção de retentores integrado
O invólucro externo é feito de aço inoxidável. Um anel em O de fluoroelastômero garante vedação estática ideal. O diâmetro interno é perfeitamente concêntrico com o diâmetro externo. O lábio de vedação real é feito de PTFE altamente resistente a desgaste e de baixo atrito. Um retentor de pó (lábio de borracha ou tira de feltro) adicional fornece uma barreira eficaz contra partículas contaminantes.

Tipo especial com retentores integrado
Retentores integrados reduzem o tempo de fabricação dos motores de produção em série. Como só é necessário instalar um componente, o trabalho na linha de montagem e os vazamentos subsequentes são reduzidos em cerca de um terço. Da forma semelhante, economias de tempo significativas são alcançadas ao substituir as vedações radiais do virabrequim.

 

Vedação radial integrada

DICA DE ESPECIALISTAS
Ao instalar retentores integrados, observe que geralmente é necessário afrouxar levemente o cárter para permitir que o retentor radial seja empurrado para o virabrequim.

Instalação de retentores de PTFE

DICA DE ESPECIALISTAS

  1. Só remova os retentores de PTFE de sua embalagem protetora imediatamente antes da instalação, para protegê-los contra poeira e outras contaminações.
  2. O lábio de vedação dos retentores de PTFE é protegido por uma manga plástica, que normalmente pode ser utilizada como ferramenta auxiliar de montagem. Portanto, a manga deve permanecer no lugar até que o retentor seja instalado.
  3. Se o retentor for instalado sem a manga, use a ferramenta especial fornecida pelo fabricante.
  4. Tanto o lábio de vedação de PTFE quanto a superfície do eixo devem estar completamente secos. Não utilize graxa nem óleo.
  5. O eixo não pode apresentar chanfros com bordas afiadas – se necessário, solicite a remoção das arestas por um especialista em motores.
  6. A superfície do eixo deve estar em perfeitas condições – também aqui, possíveis danos devem ser reparados por um especialista.
  7. Posicione a manga de montagem com o retentor de PTFE sobre o eixo.
  8. Certifique-se de que o anel de vedação esteja alinhado corretamente – a manga deve ser posicionada de modo que o retentor possa ser empurrado suavemente no eixo.
  9. Empurre o anel de vedação no eixo com um movimento uniforme.
  10. Ao fazer a substituição, o lábio de PTFE do novo retentor não deve funcionar na mesma posição que a antiga.
  11. Agora é possível remover a manga de montagem.
  12. Não ligue o motor antes de quatro horas após a instalação – isso permite que o novo lábio de vedação se adapte perfeitamente ao eixo.


Falha dos retentores de PTFE

Lábio de vedação de PTFE danificado
A causa mais frequente de falha é o dano ao lábio de vedação de PTFE durante a montagem. Se o retentor for instalado sem a ajuda de uma manga ou ferramenta especial e for deslocado, ou mesmo virado do avesso, dificilmente será possível fazer uma vedação confiável. Semelhantemente, o uso de óleo ou graxa, como em anéis de vedação de óleo clássicos, resultará em falha total do retentor de PTFE imediatamente após a instalação.


DICA DE ESPECIALISTAS
Se disponíveis, é possível utilizar novos retentores com lábio de vedação de PTFE como substitutos para retentores convencionais.


Esquerda: Lábio de vedação de PTFE danificado como causa da falha.
Direita: Lábio de vedação de PTFE oleoso como causa da falha.

Informação prática

Tips and Practical Information